segunda-feira, 9 de abril de 2012

Georreferenciamento no PCI Geomatica

Olá Boa Tarde!

Esse tutorial foi feito com a ajuda de meu colega Ed, que me ensinou a georreferenciar;
Esse ano, estamos migrando para softwares livres no laboratório em que eu trabalho. Mas como sei que tem muitas pessoas, que utilizam o Geomatica, estou postando com intuito de não se perder o conhecimento adquirido.

Depois que perdi todos meus dados, em um furto que houve na minha residência, acho de extrema importância, estar divulgando essas dicas, independente de ser software proprietário ou não. A minha intenção é somente divulgar técnicas que vou aprendendo, assim como aprendo com os outros blogs, essa é a minha maneira de contribuir.

Georreferenciando no PCI Geomatica
Mapa de localização da área de estudo
1.1Correções Geométrica

1.1-A correção geométrica das imagens foi realizada pelo software ORTOENGINE do pacote PCI GEOMATICS.
 1.2-Na aba FILE no ORTOENGINE criar um “New Project” e se lecionar a opção Polinomial.



 1.3Em sequência preenchidos os dados do arquivo de entrada e saída.





 

 





























A janela Open image Abrirá
.




Na jenela de “Groud Collection Points”,selecionar o ícone:

“Collects GCP from geocoded imagem”.
1.4 - Em load na janela principal seleciona a imagem base.Após isso as duas imagem estarão abertas para a coleta de pontos.
 

                 Composição falsa cor:RED:4,GREEN:3,BLUE:2 CBERS
 Composição falsa cor:RED:4,GREEN:5,BLUE:3 LANDSAT



Após o quarto ponto amostrado aparecerá na tabela o erro de localização do ponto,basta editar o ponto e corrigir,o importante nesse caso é encontrar o mesmo pixel escolhido na imagem georreferenciada na imagem a ser corrigida.O erro aceitável é de 1 pixel.

1.5. Após a coleta de pontos a imagem corrigida foi gerada. se vc escolher uma correção linear, tem um tipo de correção e pode dar distorção depende de ocmo vc coleta seus pontos.

 Primeiro salva o projeto > geometric correction> vc seta a imagem e muda o nome> e depois escolhe a quantidade de memoria>1024


1.6 – Em Geometric Correction Image Production a nova imagem foi processada.



Após isso a Ferramenta Swipe no Menu View -Visualition Tools Foi usada para avaliação do resultado da correção.A ferramenta permite a sobreposição de uma imagem em relação a outra,permitindo assim uma análise visual da correção geométrica.

Na Figura a seguir as duas imagens estão abertas e a imagem corrigida sobre a ortoretificada o erro geral do georreferenciamento foi de 0.4 pixel,assim dentro do erro aceitável.




A partir da imagem gerada, 164_123_08,pode-se fazer o registro das outras imagens como descrito a seguir

2- Registro das imagens não corrigidas.

2.1-Abrir a imagem no software PCI GEOMATICS,em NEW AREA com o botão direito do mouse setar “new vector layer”para desenhar um vetor,para o registro.Após isso selecionar o layer do vetor,e esolher o pixel que será usado como referência. 

2.2- Vetor em formato de cruz,salvo vetor em formato .pix,com o vetor criado,a imagem ser registrada.            




 2.3- Retirar a seleção da imagem georreferenciada,e com o layer do vetor aberto e a nova imagem,localizar o pixel escolhido na imagem base,no caso representado pelo centro do vetor desenhado.


 2.4 Após encontrar o pixel na imagem foi usada a ferramenta régua encontrada na barra de ferramentas superior do software. Após setada a ferramenta régua,traçarpartindo do pixel anteriormente escolhido uma reta horizontal até eixo vertical do vetor,e uma reta vertical do pixel na direção do eixo horizontal do vetor.



 2.5- Anotados os valores da distância horizontal e vertical setar na aba maps com o botão direito do mouse na imagem a opção “Projection” os valores em relação aos eixos serão somados ou subtraídos de acordo com o deslocamento vertical e horizontal da imagem.
Valores obtidos com a ferramenta “Régua”
1950.890m deslocamento horizontal
1429.422m deslocamento vertical
Os valores foram somados horizontalmente pois havia essa diferença de 1950.950 de distância até o pixel,do lado esquerdo para o direito da imagem.
O valor foi somado aos valores de E que representam o X
O mesmo aconteceu com a diferença vertical de 1429.422 em y representado pelo N.


Após a correção dos valores a imagem estava registrada com o centro do vetor representando o pixel escolhido na imagem georreferenciada,sendo o mesmo pixel
apontado agora no centro do vetor na imagem registrada,
Conforme a ilustração abaixo:


 Para conferir se o resultado do registro a ferramenta Swipe citada anteriormente no item Correção Geométrica pode ser utilizada novamente.


Obs. Obrigada Ed pelas dicas e pelo tutorial que vêm nos ajudando e muito!

Espero ter ajudado! Obrigada!
Ana Paula Garcia

Um comentário:

  1. Muito bom! O PCI é um excelente software... Ainda temos pouco material sobre ele... Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir